Atestados

COELMO® tem sistema de administração atestado em conformidade com as normas UNI EN ISO 9001:2015, 9004:2018, 14001:2015, 45001:2018, 1090-1:2009+A1:2011, SA 8000:2014, SOA OG 9, desta forma, conjuga as mais recentes tecnologias com a experiência de quem opera h´ três gerações no sector.

COELMO® obteve, ainda, por parte da Agência Aduaneira, o Certificado AEOF (operador económico autorizado) que lhe outorgou uma posição específica no âmbito da logística internacional, que a identifica como parceiro fi´vel e seguro na cadeia de suprimentos.

COELMO® é um sistema de marca de certificação que cumpre os requisitos da EN01 - 100% Original Qualidade Italiana.

A COELMO® spa recebeu, pela sua excelência e alto potencial de crescimento, o Certificado de Qualidade ELITE - Borsa Italiana, juntando-se a uma comunidade internacional selecionada composta pelas melhores empresas, bancos líderes, private equity e investidores institucionais, profissionais da Bolsa Italiana.

Política Empresarial.

A Direcção da COELMO® estabelece orientações claras, transmitidas e compartilhadas em todos os níveis da organização empresarial e com todas as pessoas que trabalham com e por conta da empresa. No decorrer das próprias actividades, a empresa compromete-se a:

  • Manter um Sistema de Gestão Integrado para a Qualidade, o Meio Ambiente, a Segurança e a Responsabilidade social e de oportunidades de gênero, satisfazendo todos os requisitos contidos nas respectivas normas de referência;
  • Comunicar com os interlocutores externos (Repartições Públicas, Clientes, Fornecedores, Comunidades locais, etc.) para fornecer as informações necess´rias para a compreensão dos efeitos sobre o meio ambiente das actividades empresariais, na busca dum di´logo aberto, e para informar sobre a qualidade dos seus produtos e sobre o desempenho da empresa;
  • Promover a responsabilidade dos próprios funcion´rios, em qualquer nível, para com: a preservação do ambiente, a difusão da cultura da qualidade, da segurança e da responsabilidade social com outros programas de sensibilização, informação e formação dos trabalhadores;
  • Respeitar todas as leis e normativas em vigor em relação ao ambiente e à segurança, assim como observar estritamente as leis em matéria de segurança e higiene no local de trabalho, anti-infortúnios, tratamento salarial dos trabalhadores e a aplicação dos contractos colectivos nacionais de categoria;
  • Perseguir a contínua melhoria das condições ambientais e processos de produção, aplicando a melhor tecnologia, compativelmente com os recursos disponíveis;
  • Continuar a abordagem respons´vel das problem´ticas sociais do trabalho, trilhando o próprio caminho ruma à cultura da Responsabilidade Social.
  • Zelar pela saúde e segurança dos trabalhadores através dum contínuo processo de identificação e avaliação dos riscos presentes nos locais de trabalho e uma constante aplicação de medidas técnicas e organizativas destinadas à redução dos ditos riscos.

Objectivos para a Responsabilidade Social.

  • Promover iniciativas para a divulgação e a sensibilização em matéria de responsabilidade social para com os seus funcion´rios, fornecedores e quaisquer partes interessadas;
  • Contribuir, na medida do possível, para a melhora económica, ambiental e social dos interlocutores internos e externos;
  • Criar e manter um contexto empresarial focado na legalidade, que apoia os direitos humanos, tutele os menores e zele pela segurança nos locais de trabalho, iguais oportunidades e respeito dos direitos dos trabalhadores.

Objectivos da Igualdade de Oportunidades.

  • Afirmar o princípio da igualdade de dignidade de tratamento no trabalho;
  • Superar os estereótipos de género;
  • Proibir a discriminação nos percursos de selecção, de admissão, de promoção e progressão na carreira profissional;
  • Adoptar acções específicas para favorecer a conciliação de horas de trabalho/vida e a flexibilidade de hor´rio;
  • Criar e manter um ambiente de trabalho para valorizar as diferenças de género para a melhoria da qualidade de vida/trabalho de todos os trabalhadores;
  • Criar e manter um ponto ouvidoria e mediação por meio de um espaço dedicado à resolução de conflitos;
  • Favorecer percursos de carreira unicamente fundamentados nas competências, méritos e potencial profissional dos trabalhadores;
  • Criar, manter e desenvolver as competências do pessoal em todos os níveis, em igual medida na óptica da igualdade de oportunidades;
  • Sensibilizar e formar todos os níveis da organização sobre o valor da diversidade (religião, sexo, idade);
  • Monitorar periodicamente o andamento da igualdade de oportunidades e identificar possíveis melhorias;
  • Fornecer instrumentos para favorecer a conciliação dos tempos de vida e trabalho;
  • Comunicar aos trabalhadores o empenho assumido em favor de uma cultura de igualdade de oportunidades;
  • Testemunhar ao ambiente externo as políticas adoptadas e os resultados obtidos para difundir a cultura solid´ria e respons´vel;
  • Defender nas comunicações publicit´rias as imagens da mulher e do homem, utilizando-as de forma digna, eticamente correcta e respons´vel.

Objectivos para a Segurança e a Saúde nos Llocais de Ttrabalho.

  • A redução e a eliminação de eventuais infortúnios e doenças derivantes das actividades laborais;
  • Uma tempestiva verificação do respeito das disposições legais;
  • Uma mais contínua e eficaz comunicação entre a alta direcção e os trabalhadores, mediante encontros nos quais se discuta de segurança e saúde e sejam identificadas também propostas de melhoria para a segurança dos trabalhadores;
  • Uma monitorização melhor do risco residual para minimiz´-lo ulteriormente mediante acções de contínua melhoria, conciliação tempos de vida/trabalho e flexibilidade de hor´rio;
  • Criar e manter um ambiente de trabalho para valorizar as diferenças de género, para que possa melhorar a qualidade de vida e trabalho de todos os funcion´rios;
  • Criar e manter um ponto de atendimento e mediação, através dum posto dedicado à solução dos conflitos;
  • Criar, manter e desenvolver as competências dos funcion´rios, em todos os níveis, em igual medida, numa perspectiva de oportunidades an´logas.

Objectivos para o Ambiente e para a Saúde e Segurança nos Locais de Trabalho.

A COELMO® identificou, no âmbito da gestão integrada da empresa, algumas ´reas priorit´rias de intervenção para os aspectos ligados ao Ambiente e à Saúde e Segurança. Estabeleceu, portanto, estes objectivos:

  • Avaliar antecipadamente os aspectos / impactos ambientais directos e indirectos, derivantes dos novos processos, serviços e actividades da organização, inclusive para garantir uma gestão da cadeia de produção em linha com o princípio de tutela ambiental e da segurança dos trabalhadores;
  • Analisar cuidadosamente os aspectos relativos à Saúde e Segurança durante o projecto de novas m´quinas e na fase de definição de novas actividades ou na revisão daquelas j´ existentes.
  • Manter as nossas actividades e os processos presentes e futuros em conformidade com as normas e regulamentações em matéria de Ambiente, Saúde e Segurança, bem como com todos os requisitos que voluntariamente são acolhidos.
  • Actuação de medidas de prevenção e protecção contra riscos, que objectivem a redução / eliminação de eventuais acidentes e danos à saúde, derivantes das actividades profissionais, tanto na unidade de produção quanto nos sítios externos.
  • Aprimorar a monitorização do risco residual para minimiz´-lo ulteriormente mediante acções de contínua melhoria.
  • Contribuir e aumentar a consciência dos trabalhadores, face à tutela do Ambiente e da Segurança, em todos os países em que a empresa actua, garantindo elevados e constantes padrões internos, independentemente das normas em vigor.
  • Promover também para além da empresa a cultura da Segurança e da Saúde, mediante a sensibilização e o di´logo activo com clientes e fornecedores, contribuindo a elevar os níveis de segurança dos seus colaboradores;
  • Incrementar as compras de “produtos verdes” e o número de fornecedores atentos à salvaguarda ambiental;
  • Monitorizar de modo continuado a presença de substâncias perigosas no âmbito da unidade de produção e assegurar a minimização de riscos ligados à sua dispersão no ambiente;
  • Fornecer à nossa equipa e a todos aqueles que vierem trabalhar em nosso sítio os instrumentos operacionais necess´rios e informação adequada ao tipo de trabalho realizado, mantendo em constante actualização todos os operadores a respeito dos efeitos ambientais e da segurança derivantes do desenvolvimento das suas actividades;
  • Actuar uma tempestiva verificação do constante respeito das disposições legais;
  • Promover as actividades de informação, formação e treino em matéria de ambiente, saúde e segurança, para todos os trabalhadores da empresa;
  • Melhorar o desempenho de combustão dos produtos realizados, para a salvaguarda da qualidade do ar;
  • Optimizar o uso dos recursos naturais e energéticos, inclusive mediante a utilização de formas renov´veis de energia;
  • Incrementar o número utilizado de veículos com baixo impacto ambiental;
  • Melhorar a gestão dos dejectos produzidos, para obter uma redução das quantidades, e buscar as modalidades mais oportunas de recolha, transporte e destino final dos mesmos;
  • Monitorizar o consumo de recursos naturais (matérias primas, energia, ´gua etc.), para reduzir os possíveis desperdícios e aplicar, onde for possível, sistemas de recuperação e reutilização das mesmas;
  • Melhorar o envolvimento e a participação de toda a estrutura da empresa, conforme as respectivas atribuições e competências, para o alcance dos objectivos empresariais e de segurança identificados;

A Direcção da COELMO® compromete-se a implementar todas as medidas e os recursos necess´rios para perseguir os objectivos e os princípios gerais, em coerência com a orientação para a melhoria contínua das prestações empresariais e das condições dos trabalhadores, no respeito da qualidade, do ambiente, da responsabilidade social e a segurança e saúde nos locais de trabalho, e a revisar periodicamente a presente política para mantê-la sempre actual e alinhada com as evoluções normativas e com as reais necessidades e expectativas de todos os seus funcion´rios e colaboradores.